Agentes da guarda municipal de Ciudad del Este cobravam ‘pedágio’ para que motoristas passassem por determinadas vias e taxa para quem quisesse furar filas de trânsito. Governo Paraguaio muda a polícia de trânsito após denúncia de cobrança de propina
O governo paraguaio trocou a polícia que atua no trânsito de Ciudad del Este, na fronteira do Brasil com o Paraguai, após uma denúncia de cobrança de propina pelos agentes.
A partir de agora, a Patrulla Caminera, uma espécie de Polícia Rodoviária Federal paraguaia, será responsável pelas estradas que cortam a cidade e pelo movimento de carros na aduana, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Antes, este trabalho era feito por agentes do município.
Segundo o ministro de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai, Arnolso Weins Durksen, a troca se deu por causa de uma reportagem da RPC feita em dezembro de 2017, que flagrava os policiais locais cobrando propina de motoristas. Os agentes cobravam uma espécie de pedágio para que motoristas passassem por determinadas vias e ainda cobravam uma taxa para quem quisesse furar filas de trânsito. De acordo com o ministro paraguaio, a mudança tem como objetivo acabar com os casos de extorsão e melhorar o atendimento aos turistas na cidade. “Os agentes têm que ser facilitadores da ordem pública. Eles têm que trabalhar dentro da lei e não dentro do marco da propina, como acontecia”, afirmou o ministro.
Agentes municipais foram afastados da atividade de controle do trânsito após denúncia de cobrança de propina
Reprodução/RPC
Parceria com a PRF
Também foi firmada uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal do Brasil para melhorar a fiscalização na Ponte da Amizade.
Segund o inspetor-geral da Patrulla Caminera, Geraldo Gimenez, a ideia é, também, acabar com as filas de caminhões na ponte. “Uma troca de informações mais ágil entre as instituições traz uma segurança maior no trabalho de fiscalização”, afirmou o chefe da delegacia da PRF em Foz do Iguaçu, Luiz Antônio Gênova.
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: G1

Comentários Facebook
https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/01/governo-paraguaio-troca-policia-de-transito-na-fronteira-apos-denuncia-de-cobranca-de-propina.jpg?fit=701%2C345https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/01/governo-paraguaio-troca-policia-de-transito-na-fronteira-apos-denuncia-de-cobranca-de-propina.jpg?resize=150%2C150Conexão CorbéliaOeste e SudoesteAgentes da guarda municipal de Ciudad del Este cobravam 'pedágio' para que motoristas passassem por determinadas vias e taxa para quem quisesse furar filas de trânsito. Governo Paraguaio muda a polícia de trânsito após denúncia de cobrança de propina O governo paraguaio trocou a polícia que atua no...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região