O ideal é formar uma camada grossa de protetor solar

O ideal é formar uma camada grossa de protetor solar Pixabay

Na praia, na piscina ou no dia a dia, usar protetor solar deve ser um hábito para se evitar os estragos causados pelo raios solares UVA e UVB, que agridem a pele e podem levar ao desenvolvimento de doenças como o câncer.

Passar o produto corretamente, além de aumentar a eficácia de proteção, também vai evitar que a pele fique manchada. 

“Sempre que passar o filtro solar, o ideal é aplicar por áreas para não esquecer nenhuma parte. Existem vários tipos de manchas provocadas pela a exposição solar — desde uma simples má aplicação do filtro solar, até a mancha mais temida que é o melasma”, explica a dermatologista Cláudia Sá, do Rio de Janeiro.

O fato é que a proteção solar bem feita, com uma aplicação generosa de filtro solar e uso de chapéu e roupas de proteção são as medidas preventivas com melhor eficácia. 

Os raios UVB são os deixam a pele vermelha e predominam entre as 10 e 16 horas. Os raios ultravioleta A estão presentes desde os primeiros raios de sol da manhã e são tão cancerígenos quanto os raios UVB. Muitas vezes, a pessoa não fica vermelha mas fica bronzeada, isto ocorre porque o filtro reduziu os raios UVB e deixou passar os raios UVA. 

A má aplicação do filtro solar pode deixar a pele manchada

A má aplicação do filtro solar pode deixar a pele manchada Arquivo Pessoal

O FPS mede a proteção contra os raios UVB. “Geralmente indicamos para o dia a dia filtros 30, e com proteção mais alta (50+) para praia ou piscina. A quantidade ideal para proteger é 2g/cm2, a pele fica com uma camada branca de filtro e gasta-se cerca de 120g por aplicação (se for a ideal)”, recomenda a dermatologista.

Por isso, segundo ela, dá para imaginar que camadas finas ou irregulares vão proteger menos em algumas áreas nas quais se poupou o filtro solar ou a aplicação foi feita sem uniformidade.

Repasse do produto

O protetor solar pode ser químico ou físico. O filtro químico é inativado de 20 a 80 minutos de exposição ao sol. O filtro físico faz uma barreira contra o sol. Mas quando o corpo começa a suar, ou a pessoa entra na piscina ou no mar, o produto pode ser parcialmente removido e precisa ser reaplicado.

Para uma proteção mais intensa, a profissional sugere o uso de roupas com proteção solar. “É interessante porque o tecido sofre um tratamento que bloqueia a penetração dos raios UVB, UVA e infravermelhos. Como bloqueia o infravermelho também, o corpo fica um pouco mais fresco”, explica.

Muita gente, depois que pegou uma cor e ficou bronzeada, acha que não precisa mais de protetor solar. A dra. Claudia Sá explica que esse bronzeamento vai provocar a longo prazo o enrugamento da pele em todas as áreas expostas.
 

Chapéu, óculos e roupas com proteção ajudam a evitar os danos

Chapéu, óculos e roupas com proteção ajudam a evitar os danos Pixabay

“A pele fica parecida com um maracujá. Isto ocorre porque o ultravioleta atravessa todas as camadas da pele danificando as fibras elásticas e colagenas, então a pele perde a capacidade de elasticidade, entre outras coisa”, alerta a dermatologista. 

O ideal, diz a médica, seria ir e voltar da exposição solar sem se bronzear.

“Parece um absurdo escutar isso, principalmente os adeptos a uma cor bronzeada, mas a verdade que sol em excesso é muito prejudicial, por isso o Brasil apresenta uma estatística que indica que o câncer de pele é o mais comum entre todos os outros.”

Sol pode ser benéfico para produção de vitamina D, 15 minutos duas vezes por semana não mais do que isso.

Comentários Facebook
https://i0.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/01/protetor-solar-quais-os-cuidados-para-nao-manchar-a-pele-no-verao.jpg?fit=460%2C305https://i0.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/01/protetor-solar-quais-os-cuidados-para-nao-manchar-a-pele-no-verao.jpg?resize=150%2C150Conexão CorbéliaSaúde & BelezaO ideal é formar uma camada grossa de protetor solar Pixabay Na praia, na piscina ou no dia a dia, usar protetor solar deve ser um hábito para se evitar os estragos causados pelo raios solares UVA e UVB,...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região