Corinthians vai tentar ser o primeiro bicampeão do Brasileiro

Corinthians vai tentar ser o primeiro bicampeão do Brasileiro Mauro Horita/divulgação CBF

Começa neste sábado o Campeonato Brasileiro feminino da primeira divisão de futebol. A competição segue com 16 times, mas o formato de disputa é novo. No lugar de dois grupos, será um turno único em que todos times se enfrentam e os oito primeiros colocados se classificam para fase de mata-mata.

Arthur Elias, técnico do Corinthians, campeão Brasileiro, acha que a mudança deixa a disputa melhor.

“Além de uma rodada a mais, teremos oportunidade de jogar contra todas as equipes. Entendo ser o critério mais justo para a classificação e principalmente para o descenso”, explicou o treinador.

Para o técnico do Flamengo/Marinha, Ricardo Abrantes, a competição de 2019 é o formato correto para a profissionalização.

“É o caminho certo para tornar a competição atrativa para o público e para investidores”, afirmou.

Dany Helena foi artilheira do Brasileiro 2018

Dany Helena foi artilheira do Brasileiro 2018 Staff Flamengo

Favoritos

Desde que o campeonato foi criado, em 2013, nunca uma equipe foi bicampeã. Com três jogadoras da seleção brasileira, o Corinthians quer mudar essa história e entra na competição como o time a ser batido.

“Não vejo como peso ser campeão. Pelo contrário. Vejo como dois dos motivos para termos confiança no nosso grupo e trabalharmos com a tranquilidade e dedicação necessária em busca dos nossos objetivos”, disse Arthur, que foi eleito o melhor técnico de 2018.

A estreia das campeãs vai ser contra a Ponte Preta, neste sábado (16), na cidade de Bálsamo, no interior de São Paulo. A Macaca herdou parte da equipe do Rio Preto, que foi vice-campeã em 2018.

“Montamos um time novo, só temos duas jogadoras do ano passado. Vai ser difícil enfrentar o campeão, mas acho que conseguiremos fazer um bom campeonato”, afirmou Chicão, técnico que também foi campeão nacional em 2015.

Os times do Flamengo e do Santos são os outros favoritos para levar o título em 2019. “Independentemente da competição, sempre entramos para vencer. No Flamengo/Marinha temos que ganhar ou ganhar o tempo todo”, comentou Ricardo Abrantes.

16 equipe lutam pelo troféu do Brasileiro feminino

16 equipe lutam pelo troféu do Brasileiro feminino Mauro Horita/divulgação CBF

Incentivo de Conmebol e CBF

O ano de 2019 representa uma mudança significativa no futebol feminino brasileiro. Isso porque a CBF impôs que todos os clubes da primeira divisão masculina tivessem um time profissional de mulheres.

A entidade nacional seguiu os passos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que exigiu que os clubes que disputam a Copa Libertadores tenham também equipes femininas.

Por tudo isso, o Brasileiro de 2019 terá duas divisões. A Série A1 com 16 times, e a A2 com 36 clubes, divididos em seis grupos. A segunda divisão começa no dia 27 de março.

Apoio da CBF

Em contrapartida à exigência da entidade, a confederação vai financiar parte dos custos que os clubes terão na competição.

A CBF vai pagar o transporte. Em viagens inferiores a 500 km serão pagas passagens rodoviárias ou aluguel de ônibus. No caso de distâncias maiores serão financiadas passagens aéreas. Além disso, os clubes terão ajuda com despesas de alimentação e hospedagem, para delegação visitante limitada a 25 pessoas.

Nas partidas realizadas em casa, os clubes receberão R$10 mil para cobrir despesas com arbitragem, ambulâncias, gandulas e exame-antidoping.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola



Fonte: R7

Comentários Facebook
https://i0.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/03/brasileiro-feminino-tem-inicio-com-16-equipes-e-novo-formato.jpg?fit=660%2C360https://i0.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/03/brasileiro-feminino-tem-inicio-com-16-equipes-e-novo-formato.jpg?resize=150%2C150Notícias FutebolFutebolCorinthians vai tentar ser o primeiro bicampeão do Brasileiro Mauro Horita/divulgação CBF Começa neste sábado o Campeonato Brasileiro feminino da primeira divisão de futebol. A competição segue com 16 times, mas o formato de disputa é novo. No lugar...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região