Principais diferenças entre o Windows e Linux

Vamos dar uma atualizada neste texto que originalmente é de 2008 Estamos em 2013 é interessante ver a dinâmica da época em que o artigo foi originalmente escrito e o que ocorre hoje, um panorama completamente diferente na dicotomia Windows x Linux.

A época a grande discussão era sobre quem venceria a batalha dos sistemas operacionais Windows vs Linux. Na época a vantagem era clara do Windows e o Linux era apenas uma forma alternativa de expressão utilizada preferencialmente por nerds e hackers, enquanto que o predomínio do Windows nos sistemas corporativos o fazia também dominar de plano o mercado doméstico.

Algumas das diferenças apontadas entre Windows e Linux hoje não são mais uma realidade, outros permanecem intocados, como a essência do software que continua sendo a principal diferença:

Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença)
Linux é software Livre (você pode compartilhar à vontade)

Em contra partida, outro diferencial importante já não é mais real:

Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais
Linux é praticamente imune à vírus

Agora eu explico: Como o Linux tinha um alcance mais limitado não havia interesse na disseminação de pragas virtuais por ele, pois, ou esbarraria em alguém tecnicamente qualificado que saberia o que fazer ou simplesmente não haveria efeito massivo porque como menos pessoas usavam o resultado da propagação seria limitado. O que mudou?  Sete letrinhas que mudaram o mundo Linux: ANDROID, o sistema operacional desenvolvido principalmente pelo Google que tem em seu núcleo o Linux.

Outra Diferença que perdeu sua razão de ser devido ao Android?

Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D
Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows.

Hoje existem milhares de pequenas empresas e até grandes empresas escrevendo códigos para o Android, fazendo o que chamamos de aplicativos que são uma grande alegria dos usuários! Então não há porque apontar isso como diferença mais, até porque vários fabricantes adotam o Android como padrão em seus tablets e smartphones e alguns usam em notebooks e desktops para economizar com a licença do Windows e poder vender mais barato.

Vamos a outras diferenças apontadas na época e gostaria que vocês pensassem a respeito da realidade atual e me dissessem nos comentários o que acham se elas se mantém ou se já se tornaram obsoletas:

Windows tem uma opção: Windows
Linux tem mais pacotes de distribuição.

 

Windows requer hardware topo de linha
Linux funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores

Windows é menos usado em servidores e mais usado em desktops
Linux é mais usado em servidores e menos usado em desktops

Windows exige mais reboots e reformatações devido à instalação de novos programas e à instabilidades do sistema e aquelas induzidas por vírus.
Linux foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos reformatações periódicas

Windows tornou-se o padrão na era dos 32 bits
Linux está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits

Windows não dá muita margem ao usuário para que este adquira um profundo conhecimento do sistema, e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso pois o sistema é fechado.
Linux dá total liberdade ao usuário para que este obtenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo às suas necessidades específicas, podendo modificá-lo à vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que o sistema o obedece 100%.

Windows é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.
Linux e outros Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.

Similaridades:

Ambos possuem interface gráfica intuitiva, que, bem configurada e rodando sobre hardware compatível, fornecem usabilidade equivalente para a grande maioria das atividade de informática atuais.

Ambos não são muito simples de serem instalados e configurados por usuários totalmente leigos, mas, considerando que a instalação é menos de 0,3% do tempo que o usuário vai passar diante da máquina, isto não chega a ser problema.

Depois de ler esse texto, você irá continuar utilizando o Windows, ou irá migrar para o Linux??

 

Fonte: WinxLinux

 

Viu algum erro? quer adicionar uma informação?  Colabore com o Autor. Clique aqui e nos ajude a melhorar a matéria!

Compartilhe:

 

 

 

Comentários Facebook
https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2013/11/winlinx.jpg?fit=300%2C274https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2013/11/winlinx.jpg?resize=150%2C150Conexão CorbéliaTecnologiadiferença entre linux e windows,Linux,qual sistema operacional utilziar,Spyware,vírus,WindowsPrincipais diferenças entre o Windows e Linux Vamos dar uma atualizada neste texto que originalmente é de 2008 Estamos em 2013 é interessante ver a dinâmica da época em que o artigo foi originalmente escrito e o que ocorre hoje, um panorama completamente diferente na dicotomia Windows x Linux. A época...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região