Mandela

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu hoje aos 95 anos em Pretória, uma das capitais africanas. Mandela estava internado desde o dia 8 de junho devido a uma infecção pulmonar.
Segundo o Presidente Africano Jacob Zuma, Mandela morreu em casa, junto de sua família.

 

Um dos ícones mundiais contra o racismo

Mandela passou 18 anos detido na Cidade do Cabo, e nove na prisão Pollsmoor, no continente – a transferência ocorreu em 1982. Enquanto esteve preso, enquanto estava detido, Mandela perdeu sua Mãe e seu Filho mais velho, porém, foi impedido de participar dos funerais.

Durante o período em que ficou preso, sua reputação como líder negro cresceu e sedimentou a imagem de liderança do movimento antiapartheid. A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada. Neste ano, ele passou por uma cirurgia na próstata e, ao voltar para a prisão, passou a ser mantido em uma cela sozinho.

Em 1988, Mandela passou por um tratamento contra tuberculose e foi transferido para uma casa na prisão Victor Verster.

Em 2 de fevereiro de 1990, o presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk reinstituiu o Congresso Nacional Africano (CNA). No dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país.

 

Quem é Nelson Mandela?

Nelson Rolihlahla Mandela:  ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade – como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação de seu país – em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.2 9 No dizer de Ali Abdessalam Treki, President.

 

Quer saber mais sobre Nelson Mandela? clique Aqui

 

Fonte:  Sbt / Wikipedia

 

Viu algum erro? quer adicionar uma informação?  Colabore com o autor. Clique aqui e nos ajude a melhorar a matéria!

Comentários Facebook
https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2013/12/nelsonmandela.jpg?fit=413%2C500https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2013/12/nelsonmandela.jpg?resize=150%2C150LeonanPolítica1990,1º presidente negro da Africa do Sul,morre,morte,Nelson Mandela,Prêmio Nobel da Paz,prisãoO ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu hoje aos 95 anos em Pretória, uma das capitais africanas. Mandela estava internado desde o dia 8 de junho devido a uma infecção pulmonar. Segundo o Presidente Africano Jacob Zuma, Mandela morreu em casa, junto de sua família.   Um dos ícones mundiais...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região