Evento promovido pelo Ministério da Saúde, busca valorizar experiências e  diversidade regional na Saúde da Família.

As profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação foram selecionadas para representar Corbélia na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, com a apresentação do relato de experiência do Projeto: “Educar para viver bem” do Programa Saúde na Escola (PSE) implantado no município e exposição do mesmo na Tenda Escola do PSE.

O evento promovido pelo Ministério da Saúde aconteceu em Brasília de 12 a 15 de março, buscou a valorização das experiências e da diversidade regional na Saúde da Família.
Segundo as profissionais Taiza Fernanda Ramalhais (Psicóloga) e Alana Fischer Neuhaus (Pedagoga), foi de muita valia a participação do município, visto que, através deste foi possível conhecer e dar visibilidade às vivências dos trabalhadores na Atenção Básica à Saúde e promover um intercâmbio que estimulou soluções criativas e replicáveis, para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde na atenção básica. Pois “Todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender”.

Também oportunizou o conhecimento, não somente às experiências tidas como exitosas, mas todas aquelas que venham contribuir com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na Atenção Básica.

Acreditamos que muitas experiências que foram planejadas e não aconteceram como desejado, podem contribuir para a reflexão sobre as práticas e produção de novos arranjos no dia-a-dia dos serviços. Juntando o que cada trabalhador, gestor ou usuário tem para contar, conseguiremos transformar e reinventar a Atenção Básica!

O mesmo projeto foi aprovado para apresentação em um evento que discute saúde escolar nas Américas que acontecerá em Cuba (O Congresso Internacional de Promoção da Saúde – 1º Congresso Regional de Promoção da Saúde Escolar – V Reunião da Rede Latino-americana de Escolas Promotoras de Saúde (RLEPS) – IX Oficina Regional de Promoção da Saúde e Educação Para a Saúde no Âmbito Escolar e Universitário).

 

Fonte: Município de Corbélia

Viu algum erro? quer adicionar uma informação?  Colabore com o autor. Clique aqui e nos ajude a melhorar a matéria!

Comentários Facebook
https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2014/03/iv.jpg?fit=960%2C720https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2014/03/iv.jpg?resize=150%2C150Conexão CorbéliaOeste e SudoesteAlana Fischer Neuhaus,Corbélia,IV MOSTRA,Pedagoga,Profissionais de Saúde,Psicóloga,saude,Taiza Fernanda RamalhaisEvento promovido pelo Ministério da Saúde, busca valorizar experiências e  diversidade regional na Saúde da Família. As profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação foram selecionadas para representar Corbélia na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, com a apresentação do relato de experiência...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região