Ação do Ministério Público orienta mães quanto ao processo legal e ajuda a encontrar pais que não reconheceram oficialmente os filhos. Programa incentiva o reconhecimento de paternidade
Um programa do Ministério Público do Paraná (MP-PR) oferece serviços de acompanhamento para mulheres que buscam o reconhecimento de paternidade dos filhos. Além dos atendimentos feitos na capital, Balsa Nova e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo o MP, o processo de reconhecimento de paternidade garante acesso a serviços públicos e a direitos básicos, além de evitar prejuízos emocionais aos filhos. “Envolvem questões emocionais, do próprio elo entre pai e filho, questões de ordem social, no dia a dia, para preencher um formulário, e as questões de ordem patrimonial, que geram direito à pensão alimentícia, o filho passa a ter a condição de herdeiro e pode receber pensão por morte no caso de falecimento do pai”, ressalta o promotor Rodrigo Braziliano.
Há quase dois anos, Maria Helena Saplak, que mora na região, cuida sozinha da filha mais nova. Ela procurou atendimento do MP para localizar o pai da menina, que desapareceu quando soube da gravidez. “Na verdade quem perdeu foi ele. Perdeu de conhecer uma criatura muito linda (…) eu acho que vergonha tem que ter quem abandonou a criança, não a gente”, afirma Maria.
Em Campo Largo, segundo o Ministério Público, há mais de 300 casos de investigação de paternidade em andamento. Das 13h às 17h, todas as sextas-feiras, uma equipe do programa Meu Pai Existe e Tem Nome atende casos com este objetivo.
O MP recomenda que as mães levem documentos e o máximo de informações possíveis que possam ajudar no processo.
Programa ajuda mulheres que buscam reconhecimento de paternidade dos filhos, na Região de Curitiba
Reprodução/RPC
Serviço
O serviço de orientação e de investigação de processos de paternidade está disponível, em Curitiba, na Promotoria das Comunidades, que fica na Rua Deputado Mário de Barros, 1290, no Centro Cívico. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30.
No interior do Paraná, o atendimento é feito nas promotorias que atuam junto às varas de família. Os endereços estão disponíveis no site do Ministério Público do Paraná na aba “nossos contatos”.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comentários Facebook
https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/03/programa-ajuda-mulheres-que-buscam-reconhecimento-de-paternidade-dos-filhos-na-regiao-de-curitiba.jpg?fit=1024%2C572&ssl=1https://i2.wp.com/noticias.conexaocorbelia.com/cnx-crbx/uploads/2019/03/programa-ajuda-mulheres-que-buscam-reconhecimento-de-paternidade-dos-filhos-na-regiao-de-curitiba.jpg?resize=150%2C150&ssl=1Conexão CorbéliaOeste e SudoesteAção do Ministério Público orienta mães quanto ao processo legal e ajuda a encontrar pais que não reconheceram oficialmente os filhos. Programa incentiva o reconhecimento de paternidade Um programa do Ministério Público do Paraná (MP-PR) oferece serviços de acompanhamento para mulheres que buscam o reconhecimento de paternidade dos...Dicas, curiosidades, entretenimento, notícias e tudo sobre Corbélia e região